Apresentação
O Programa de Formação Paul Singer foi lançado em 2024 e tem como missão fortalecer a economia popular e solidária no país. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), em parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).
Lançado em 2024, o programa tem como missão fortalecer a Economia Popular e Solidária (EPS) no país. Para isso, foram selecionados agentes que atuarão diretamente nos territórios, apoiando e promovendo os empreendimentos de EPS.
O Programa também se articula com outras políticas públicas, como: Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (MTE); Cadastro Nacional de Empreendimentos Solidários (Cadsol/MTE); Projeto Educar e Cooperar e o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc).
Objetivos
> Mobilizar a sociedade civil, instituições públicas e movimentos sociais para implementação da Lei nº 15.068/24, que institui a Lei da Política
> Nacional de Economia Solidária e o Sistema Nacional de Economia Solidária;
> Promover, fortalecer e expandir a economia popular e solidária por meio de processos de formação e ações territoriais;
> Fomentar o trabalho digno, solidário, seguro e saudável;
> Contribuir para ampliar a capacidade organizativa e produtiva dos empreendimentos e coletivos da economia popular e solidária nos territórios.
NÓS TRABALHAMOS JUNT@S
Nossas equipes em números
Agentes Territoriais

Coordenadores Estaduais

Coordenadores da Equipe Nacional



