Evento reuniu gestores públicos, especialistas e lideranças sociais do Brasil e da América Latina para debater integração, participação popular e fortalecimento da democracia nos territórios.
O nosso programa Paul Singer envolve 500 agentes que, embora representem apenas um pingo no oceano, estão fazendo um esforço significativo. Estamos promovendo um processo de formação permanente desses agentes, que já atuam nos territórios, e os resultados têm sido bastante interessantes.
Gilberto Carvalho
O secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Carvalho, participou nesta quinta-feira (30) do Seminário Internacional “Democracia, Território e Participação Social”, realizado no auditório da Finatec, na Universidade de Brasília. O evento, iniciado na quarta-feira (29), reuniu gestores públicos, especialistas e lideranças sociais do Brasil e da América Latina para debater caminhos de integração, participação popular e fortalecimento da democracia nos territórios.
Durante a mesa “Democracia, Território e Educação Popular: Experiências de Políticas Públicas Brasileiras”, Gilberto Carvalho apresentou o Programa de Formação Paul Singer de Agentes de Economia Popular e Solidária. Em sua fala, destacou a importância da formação de agentes nos territórios e elogiou a iniciativa do Governo do México, que desenvolve programa semelhante, com cerca de 30 mil agentes atuando nas periferias do país para orientar a população sobre seus direitos e benefícios.
Entre as principais ações do programa Paul Singer, destacam-se o diagnóstico dos territórios da economia popular e solidária, a atualização do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol) e o estímulo à criação de novas iniciativas. Gilberto Carvalho também ressaltou a articulação com agentes de outros ministérios, como os da Cultura e da Saúde, para ampliar o alcance das ações.

O seminário foi encerrado nesta quinta-feira (30) e foi uma realização conjunta da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Escola Nacional Paulo Freire e Fundação Rosa Luxemburgo.
Fonte: Site MTE

