Sobre

Apresentação

O Programa de Formação Paul Singer foi lançado em 2024 e tem como missão fortalecer a economia popular e solidária no país. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), em parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

Lançado em 2024, o programa tem como missão fortalecer a Economia Popular e Solidária (EPS) no país. Para isso, foram selecionados agentes que atuarão diretamente nos territórios, apoiando e promovendo os empreendimentos de EPS.

Objetivos

> Mobilizar a sociedade civil, instituições públicas e movimentos sociais para implementação da Lei nº 15.068/24, que institui a Lei da Política

> Nacional de Economia Solidária e o Sistema Nacional de Economia Solidária;


Os agentes atuarão nos territórios como ponte entre as comunidades e as políticas públicas voltadas à economia solidária.
Essas lideranças foram escolhidas por meio de edital público, tendo como critério o seu envolvimento com as comunidades locais. Nas execuções das suas funções, eles terão uma escuta atenta, com afetividade e agirão de forma colaborativa.
Antes de irem aos territórios, os coordenadores e agentes passaram por uma formação pedagógica para a execução das seguintes funções:


Território, espaço prioritário:

É onde as relações de cooperação e solidariedade são estabelecidas e as demandas e necessidades são apontadas, exigindo respostas e políticas públicas.

Critérios de escolha dos territórios:

Participam do programa:


É uma alternativa de trabalho e geração de renda diante do desemprego, da informalidade e da precarização das relações de trabalho.
Nesse modelo econômico, os trabalhadores se organizam de forma coletiva e autogestionária, por meio de cooperativas, associações ou grupos produtivos, onde todos compartilham os meios de
produção e dividem os resultados do trabalho de maneira justa e igualitária.

Quem foi Paul Singer:

O programa leva o nome de Paul Singer (1932–2018) em homenagem a um dos maiores defensores da Economia Popular e Solidária (EPS) no Brasil e no mundo.
Professor, sociólogo e economista, Paul Singer foi uma referência intelectual e política na luta por uma economia mais justa, democrática e inclusiva. Entre 2003 e 2016, atuou como o primeiro Secretário Nacional de Economia Solidária, no MTE.

Lei Paul Singer – 15.068/24

Sancionada em 2024, estabelece a Política Nacional de Economia Solidária (PNES) e cria o Sistema Nacional de Economia Solidária (Sinaes).

NÓS TRABALHAMOS JUNT@S

Nossas equipes em números

500

Agentes Territoriais

54

Coordenadores Estaduais

40

Coordenadores da Equipe Nacional

4.000
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux - Hosted and Maintained by PopSolutions